Hoje durante a aula refletimos sobre a importância de trabalharmos com os projetos. ♥
1. O que é aprendizagem? Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Só aprendemos quando desacomodamos o conhecimento adquirido para que assim possamos assimilar o novo.
1. O que é aprendizagem? Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Só aprendemos quando desacomodamos o conhecimento adquirido para que assim possamos assimilar o novo.
2. Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto?
Não. Aprendizagem por projetos é direcionada pelos os alunos sobre o que eles querem aprender, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade, visando o interesse do educando em aprender, construindo a aprendizagem. E já o ensino por projetos é direcionado pelo professor e pela a equipe pedagógica visando apenas a transmissão do conhecimento.
3. Como se inicia um projeto para aprender?
Usamos como estratégia levantar, preliminarmente com os alunos, suas certezas provisórias e suas dúvidas temporárias. Há diferentes caminhos que podem levar à construção do projeto, a partir das necessidades do aluno. Inventando e decidindo é que os estudantes/autores vão ativar e sustentar sua motivação.
4. Com que idade o aluno pode começar?
Quanto mais cedo o aluno desenvolver a sua curiosidade e seus interesses de aprender, melhor será seu rendimento. Só assim os alunos irão ser críticos, pesquisar e construir a sua aprendizagem.
5. E os currículos? Como ficam?
Os currículos são adaptados, pois a metodologia de aprendizagem por projetos vê os interesses individuais dos alunos, sendo então flexível e interdisciplinar.
6. Como fica, então, o papel do professor?
A abordagem construtivista, sob uma perspectiva genética, propõe aprender tanto sobre o universo físico, quanto sobre o universo social. Em um ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o intelecto. Função de ativação implica:
• Trabalhar consigo mesmo a percepção de seu próprio valor e promover a autoestima e a alegria de conviver e cooperar.
• Desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito, o que significa: estimular a livre expressão de cada um sobre sua forma diferente de apreender o mundo, promover a definição compartilhada de parâmetros nas relações, e de regras para atendimento desses parâmetros, que considerem a beleza da convivência com as diferenças; despertar a tomada de consciência pela iniciativa de avaliar individualmente, e em grupos, seus próprios atos e os resultados desses atos; buscar a pesquisa e a vivência de valores de ordem superior, como qualidades inerentes a cada indivíduo.
O professor é o agente motivador, mediador e facilitador da construção da aprendizagem.
7. E o aluno? Como aprende?
O aluno aprende, pesquisando na interação com o meio, com as trocas de informação, com o professor que faz a mediação do conhecimento para que cada aluno aprenda o que tem interesse, além de ser mediador o professor é um incentivador e motivador para a construção da aprendizagem.
8. Como administrar a mudança na escola?
Na instituição escola, cada segmento da comunidade tem seu papel dentro da dinâmica geral de funcionamento, a ação de um interfere nas ações de outros. Se a direção acredita na mudança para nova metodologia, vai apoiar os professores interessados, facilitando a organização da grade horária, a flexibilização do currículo, participação em propostas de formação continuada etc; se os alunos mostram como se interessam por utilizar mais os computadores, o professor pode repensar sua forma de dar aulas, percebendo que, assim, os alunos podem aprender mais e melhor.
Um comentário:
Oi Dilmara, conseguiste postar no blog também.bj
Postar um comentário